domingo, 29 de marzo de 2009

ISENÇÃO DO IPI DE· AUTOMOVEIS PODE IR ATE DEZEMBRO

Isenção do IPI para automóveis pode ir até dezembroO presidente Lula está disposto a prorrogar a isenção do IPI para automóveis até dezembro, informa a Folha (para assinantes). Como essa medida foi uma das que mais surtiram efeito para aquecer a economia, o governo federal pretende se amparar nela para conseguir um PIB positivo em 2009. “Para Lula, é uma questão de honra evitar ‘PIB zero’ ou PIB negativo. Toda a sua retórica anticrise tem sido baseada na avaliação de que o Brasil sofrerá menos do que a grande maioria dos países”, diz o jornal. A isenção do IPI, que inicialmente seria adotada só até o mês passado, já foi prorrogada até junho. Para quem está de olho num carro novo, pode se animar.
4. BC deve facilitar internacionalização dos bancos brasileirosA manchete do Valor Econômico (íntegra para assinantes) desta sexta-feira diz que o Banco Central estuda medidas para facilitar o financiamento, com dinheiro dos nossos bancos, de filiais de empresas brasileiras no exterior. Pela lei 4.131, de 1962, é proibido usar recursos captados pelas instituições financeiras no mercado local para emprestar a empresas que operam no exterior. “O veto se tornou anacrônico nos últimos cinco anos, quando as empresas brasileiras, em especial as exportadoras de commodities, aceleraram seu processo de internacionalização com a aquisição de empresas em outros países. Para atendê-las, os bancos brasileiros ampliaram as operações de suas subsidiárias no exterior”, diz o jornal.
Política

OPERACION CASTELO DE AREIA

Executivos e doleiros presos na Operação Castelo de Areia são soltos Daniel Mello Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Os dez presos na Operação Castelo de Areia deixaram ontem (28), por volta das 19h, a carceragem da Polícia Federal (PF) em São Paulo. A soltura foi determinada pela desembargadora Cecília Mello, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região.
Acusados de câmbio ilegal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, os quatro diretores da construtora Camargo Corrêa, duas secretárias e quatro doleiros foram presos na última quarta-feira (25). De acordo com inquérito da PF, eles participaram de um esquema que enviava dinheiro de maneira ilegal para o exterior.
Segundo a polícia, as investigações apontam ainda que os executivos utilizaram empresas de fachada para fazer doações irregulares a partidos políticos.
As provas recolhidas pela PF se baseiam em gravações de conversas telefônicas e interceptações de correios eletrônicos, feitas durante mais de ano, com autorização judicial. Nessas conversas, os acusados utilizariam códigos para se referir a nomes e valores envolvidos no esquema.',''